segunda-feira, 25 de abril de 2016

Branco é só da Noiva!




Quem nunca cometeu uma gafe, por menor que seja, que atire a primeira pedra! haha E em casamentos, não é diferente: muitas regrinhas passam despercebidas pelos convidados, afinal não é todo final de semana que temos estes eventos e ninguém sai por aí comprando livros sobre "Como ser um convidado exemplar", certo? kkkkk #verdades
Para começar, o básico do básico: para as mulheres, branco pode?

Por mais que pareça óbvia a resposta, dia desses, olhando alguns casamentos em sites de fotógrafos com uma amiga, encontramos pelo menos uma convidada vestida de branco na maioria das galerias, e muitas outras em off-white.
Salvo exceções em que trata-se de um pedido da noiva, a regra é: o branco é exclusividade da noiva, ou seja, inadequado para demais convidadas, incluindo madrinhas! Particularmente, incluo nessa regra o off-white e também bege muito claro - que, principalmente em fotos, se aproximam muito do branco, além do fato de hoje em dia muitas noivas optarem por estas cores também.



A internet facilita e muita a vida da noiva e dos convidados na hora de pesquisar possíveis dúvidas. Mas também, por ser um território livre e de anônimos virtuais, traz à tona pseudo-especialistas em qualquer assunto.

Nas minhas pesquisas diárias em busca de referências para o blog, sempre me deparo com “dicas de estilo” e “guias para achar o modelo para o seu corpo” redigido pelos tais pseudo-consultores-de-tudo com as dicas mais absurdas ou simplistas possíveis. Em bom português: dicas erradas mesmo, fora de contexto e redigidas por quem não entende nada do assunto, mas devido à facilidade da internet assume um papel de expert sem fundamento.

Por isso, faço um alerta para as noivas de plantão: cuidado com tudo o que leem por aí… a variedade é tanta que dá para achar informações contraditórias e que se anulam!! Procurem saber sobre a história da pessoa que escreve, qual a sua formação e onde ela atua, antes de seguirem as dicas mágicas que pulam aos nossos olhos assim que digitamos o assunto no google.

  
Desabafo feito, hoje trago um vídeo superbacana e gostoso de ver sobre especialistas (de verdade! rs) dando suas opiniões sobre usar branco no casamento (sem ser a noiva, claro!). Existe um código de vestuário, bem tradicional, que diz que o branco é a cor de exclusividade da noiva e nenhum outro convidado deve usá-la.

Como hoje em dia, o off-white e marfim invadiram a alta costura e são mais usados que o vestido todo branco, o dress code diz ser educado e de bom tom evitar cores claras próximas a esses tons de branco, pérola, marfins e afins.

A não ser que seja uma escolha da própria noiva: como em casamentos americanos, onde as madrinhas sejam convidadas a usar cores claras, ou ainda mesmo um casamento temático, onde o tema seja, por exemplo, todos usarem branco. Caso contrário, o ideal é evitar ao máximo peças desse tom a fim de não parecer que em vez de amiga você virou inimiga da noiva e quer competir pelo espaço dela no ritual.




Convidadas podem vestir preto ou branco em casamentos?

O preto, gera maior polêmica, porque nos códigos ultratradicionais ele também não é bem visto. Mas nos matrimônios brasileiros o que mais se vê são convidadas de trajes pretos. Na minha opinião, convidada de preto é bem-vinda!! É uma cor neutra, não chama a atenção em demasiado, cai bem em todas as idades e biotipos. Fora que é uma cor fácil de achar em vestidos de festa.

Já para madrinhas e altar, a questão muda um pouco de figura. Vai depender somente da vontade da noiva, ela é quem dita as regras do altar. Hoje em dia, com a tendência de personalizar ao máximo os casórios, com celebrações moderninhas, alternativas, rock, etc, já vi todas as madrinhas de preto em pedido da noiva! E fica lindo!!! Tudo é uma questão de conversar com a estrela da festa e ver o que a incomoda e o que ela adora… aí é só escolher o modelo e partir para a celebração sem medo!


Nenhum comentário: