sábado, 22 de janeiro de 2011

Casamento: um ritual

Tradição do casamento tem sido preservada desde a Idade Média. São tradições que já fazem parte da festa e não devem ser deixadas de lado. Desde o cortejo de entrada na igreja até às bodas de ouro, saiba as origens de algumas delas e adapte-as ao seu gosto e estilo de casamento, sem nunca esquecer que o mais importante é realizar a festa da sua vida com amor e dedicação.

Alguma coisa velha
Representa o optimismo em relação ao futuro.

Alguma coisa emprestada
Representa a felicidade que deverá ser partilhada com outro casal.

Alguma coisa azul
Representa a fidelidade e o amor eterno.

Cor da lingere
Azul significa fidelidade e amor eterno.

Cor-de-rosa
deve ser usada por aquelas que desejam uma família numerosa.

Amarelo
para não faltar dinheiro ao casal.

Tradição sobre o vestido de noiva

A noiva não deve participar da confecção do seu próprio vestido. Não deverá vestir o vestido completamente pronto antes do dia do casamento (nem que falte apenas um colchete).

Cores do vestido

preto (simboliza a morte)

verde (está associado à infidelidade, por causa, imagine-se, das manchas que a erva deixa na roupa das mulheres que se rebolam pelos campos com homens que não os seus legítimos esposos)

Atirar arroz aos noivos
No fim da cerimónia religiosa este é um costume que provém da China. Criada há mais de 2000 anos, esta traição simboliza o desejo dos convidados de que a vida do casal seja fecunda, repleta de felicidade e riqueza.

A tradição de usar o anel
O anel simboliza união e surgiu com os antigos egípcios. Para esse povo, o círculo simbolizava a eternidade, por isso trocavam alianças de couro e marfim. O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda teve início no Egipto, pois acreditava-se que as veias da mão esquerda tinham uma ligação directa ao coração. Mais tarde, os romanos iniciarem o costume de utilizar alianças de metal para simbolizar a ligação do casal.

O uso do vestido branco
Este costume foi estabelecido pela Rainha Vitória de Inglaterra, ao mesmo tempo que lançou o uso do véu nupcial. Na época, o seu gesto foi considerado uma verdadeira ousadia, pois as mulheres pertencentes à nobreza não podiam cobrir o rosto, escondendo a sua identidade e soberania. Este adereço passou a ser aconselhável para todo o tipo de cerimónia, embora o seu tamanho e feito dependa da hora e estilo da cerimónia. No período da manhã, o ideal é usar um véu discreto. Durante a tarde, pode ser mais elaborado e discreto!
 pajens honor de damas das  presença
A tradiçao dos pajens no início da cerimónia é um costume muito antigo e que embeleza a entrada da noiva n igreja. O tradicional cortejo data da Idade Média, pois nessa época as crianças vestiam as suas roupas mais especiais para esperar a chegada da noiva na vila. Mal avisavam o cortejo da chegada da noiva, as crianças corriam para a igreja, colhiam flores e avisavam os convidados que a cerimónia ia começar. De facto, este costume manteve-se até aos nossos dias, com crianças vestidas a rigor. Nos EUA, por exemplo, as damas de honor têm entre 14 e 23 anos.

A passadeira da igreja
Este tapete serve para assinalar a importância do acontecimento. Coloca-se um tapete vermelho ou uma passadeira feita de flores no corredor central da igreja, sobre a qual desfilam os noivos. Além de ser muito decorativo e transmitir elegância, relembra os tempos em que reis e rainhas eram recebidos com pompa e circunstância!

Amuletos
Deve levar uma moeda dentro do sapato para garantir fortuna.
Deve levar um fósforo para manter acesa a chama do desejo.

Nenhum comentário: