domingo, 5 de junho de 2011

Casamento ao ar livre: um lindo sonho


Tudo que você precisa saber sobre casamentos ao ar livre 

O casamento ao ar livre respira uma aura de romance, que se torna ainda maior quando realizado com requinte e bom gosto. Os noivos poderão recordar esse bom momento das suas vidas com sensação de conto de fadas, já que esse tipo de cerimônia, cada vez mais  escolhida pelas noivas, costuma ser cinematográfica, emocionante e muito especial.
Com o significativo aumento do número de casamentos, e com o perfil dos noivos cada vez mais prático - no entanto, ainda românticos- muitas noivas optam cada vez mais pelo casamento campestre. O motivo é simples: uma celebração no campo deixa o casamento mais descontraído, menos formal e por vezes, mais bonito e marcante do que uma festa glamourosa.


Existem lugares belíssimos para realizar o casamento ao ar livre, mas existem também lugares mais simples, e ainda assim de muito bom gosto.
Nesse tipo de casamento, o ideal é que seja realizado durante o dia (de manhã é o melhor horário) ou que aconteça no máximo até às 17 horas caso seja realizado na primavera ou no verão e até às 16 horas, caso seja no outono ou inverno (já que nessas estações os dias ficam mais curtos e escurece mais cedo). Dependendo da localização do espaço que você escolher, fica inviável realizar o casamento à noite: é perigoso e não deixa os convidados confortáveis para voltarem tarde.
É preciso planejar muito bem um casamento a ser realizado no campo, pois como ele não é o mais usual, pode acabar se tornando dispendioso. Se não for minuciosamente planejado, a noiva pode acabar contratanto profissionais que cobrarão pela deslocação. Então, antes de qualquer coisa, é muito importante que seja realizado um planejamento prévio.
A boa notícia é que, se bem planejado, um casamento campestre poderá sair mais em conta caso os noivos queiram deixar de lado o que há de mais luxuoso no mercado e as decorações mais pomposas. Para as noivas que decidem casar ao ar livre, não há motivos especiais. Existe uma magia no cenário, um toque pessoal e muito, mas muito romântico.

Alguns cuidados ao escolher o local de seu casamento

Verifique se o local possui estrutura adequada para casos de chuva (Deus me livre!!! Bate na madeira: toc,toc,toc).
Procure escolher um lugar de acesso razóavel e que propicie certo conforto aos convidados, como estacionamento próprio e infra estrutura adequadas.
 

O que servir nesse tipo de cerimônia

Os noivos podem oferecer desde um café da manhã com estilo, como um brunch, caso o casamento seja realizado no máximo, até às 11 horas.
Se passar desse horário, o ideal é um almoço ou um lanche. O bolo não pode ser dispensado.
No caso de um almoço, pode ser oferecido um estilo self-service que hoje em dia é muito usado ou também à francesa, mas para isso, deverá ter um número
maior de garçons.
Saladas variadas são bem vindas, assim como as massas com molhos brancos ou vermelhos.
As bebidas podem ser água, refrigerantes, sucos e as alcóolicas, podem se resumir em cerveja, batidas e vinhos frizantes, que são mais leves para o horário.


Trajes dos Noivos
O vestido da noiva e o traje do noivo deverão, como em qualquer outra cerimônia,  harmonizar com a proposta do casamento. Para isso, é necessário que os noivos tenham claro aquilo que  sonham para o momento e adequem tudo conforme o estilo da comemoração.
As regras de etiqueta dizem que noiva deve vestir vestidos com tecidos mais leves e esvoaçantes, como a organza, o crepe de seda, o voil, a musseline etc, principalmente se for se casar na primavera ou no verão e deve optar por um modelo que seja condizente com o horário. Os florais para a primavera ficam muito charmosos e devem ser usados principalmente por noivas que gostam de se destacar e saírem do comum.
O ideal é que não tenham brilho, mas pérolas são permitidas, assim como pequenos cristais, desde que fiquem espaçados pelo vestido para não deixar o visual pesado. Os modelos medievais são bastante adequados para serem usados em cerimônias assim, principalmente no outono e no inverno e a noiva poderá abusar dos modelos mais encorpados e com saias mais rodadas. Os mais soltos devem ser usados nas demais estações.
A própria noiva "sente" o vestido, e ao se imaginar no cenário escolhido, na maioria das vezes, opta por um vestido de acordo.
As flores do buquê devem ser preferencialmente naturais e se usadas no cabelo, também. O ideal é que a maquiagem seja o mais natural possível. Os batons rosados e no tom da boca são os corretos. Um gloss dará o efeito de brilho para finalizar. Os olhos podem ser mais caprichados para ganhar destaque.
O noivo pode usar um terno ou uma túnica. A túnica fica excelente para combinar com a noiva, caso decidam adotar um estilo medieval.
As cores claras são as mais adequadas, como a palha, o creme, o bege e o cinza claro, e ajudam a não passar tanto calor nos dias quentes. Caso o casamento seja em dias mais frios, as cores escuras também são permitidas.


Trajes dos pais e dos padrinhos

Não é recomendado que as madrinhas e as mães dos noivos usem vestidos longo. O longuete seria o mais adequado, preferencialmente, sem brilhos.  uso de chapéu é um charme para essas ocasiões, aliás, o correto, já que não se usa chapéus em ambientes fechados. Devem ser leves e combinando com a cor do vestido ou com a dos acessórios, como bolsa e  sapatos. Os padrinhos e os pais dos noivos podem vestir terno.


O principal

O essencial sobre casamentos ao ar livre é que você, noiva, escolha o cenário dos seus sonhos e sinta-se completamente realizada com um casamento ao ar livre. O resto, é somente resto.



Nenhum comentário: