terça-feira, 22 de março de 2011

CONVITE DE CASAMENTO


O convite deve passar aos convidados a idéia de como será o casamento: clássico, moderno, exótico, etc...

O mesmo cumpre dois papéis:

          *Informar quando, onde e quem está se casando;

          *Permitir aos convidados imaginar o grau de formalidade da cerimônia, estilo e o que irão vestir.

O ideal é começar a cuidar desta parte com 04 meses de antecedência, assim terá tempo para escolher com calma o estilo, mandar para impressão e corrigir quaisquer erros, enviar os envelopes para o calígrafo e entregá-los entre oito ou seis semanas antes do casamento.

O importante para começar esta fase de preparação é ter a lista de convidados pronta em mãos. Seja qual for o número de convidados que planeja, encomende convites extras, pois sempre terá acréscimos de última hora. Guarde um convite para os noivos, e dois para os pais de recordação.

Não use a frase: “Os noivos receberão os cumprimentos na igreja”, pois o convite, quando não acompanhado de convitinhos da recepção já deixa claro que não haverá festa

Calcule o nº de convites e convitinhos de recepção

 
Fixe o número de convites, considerando um convitinho por pessoa:

*Um convite para cada casal, casal de noivos, de namorados e família;

*Um para pessoa solteira;

*Os acompanhantes não precisam de convite, apenas o convitinho.



Escolha dos convites


Os convites de casamento não são todos iguais. Existe uma variedade enorme, uns mais formais, outros mais despojados, mas todos expressam o desejo de união entre duas pessoas. Por isso, na hora de escolher deve-se levar em conta:

        *O estilo dos noivos.
        *O estilo escolhido para a recepção.
        *O tamanho do convite.
        *O número de convidados.

Se for uma recepção simples, o convite poderá ter o nome dos noivos, com a hora e data da cerimônia. Nos casos em que a formalidade impera é aconselhável escrever o nomes dos pais, dos noivos, a hora, o local e o traje adequado para a cerimônia. Se optar por um convite deste gênero, saiba que a cerimônia deve ser também muito formal e requintada para se adequar ao modelo do convite.

Os nomes dos pais e dos noivos devem estar escritos na sua totalidade, e não apenas com o primeiro nome e apelido. É necessário saber se as pessoas vão ou não comparecer ao casamento para se começar a fazer planos e contas ao nível do orçamento que vai ser necessário gastar na cerimónia. Convêm que no convite esteja um número de telefone para o qual as pessoas possam telefonar e dar a confirmação da sua presença. Hoje com a tecnologia à nossa disposição, é muito mais fácil encontrar as pessoas e transmitir-lhes a mensagem rapidamente.

Quando forem enviar  os convites, se for um casal, deve-se escrever o nome de ambos, mas se o mesmo tiver filhos, então escreva o nome da pessoa do sexo masculino convidando-o a ele e à sua família. Caso um dos filhos deste casal já seja casado, deve-se enviar um convite à parte.

Os convites tradicionais geralmente são em papel marfim, branco ou creme, e as letras são em relevo com cores escuras, quase sempre a cor preta. Os casais modernos optam por cores alegres, com pétalas ou adornos simples ou até modelos de convites bem diferentes. Os mesmos devem ser entregues pessoalmente pelos noivos ou pelo correio se a distância assim o justificar.


Papelaria

 
Os noivos não devem se limitar apenas à elaboração dos convites, pois a boa educação pede cartões de agradecimento ou até mesmo um mapa para chegar ao local da recepção.

Estes artigos devem ser encomendados ao mesmo tempo dos convites.

Mapa e recomendação de hotéis

 
 Caso você realize seu casamento em local pouco conhecido ou se alguns convidados são de outra cidade, é interessante enviar um mapa e recomendações de dois ou três hotéis próximos à cerimônia (negocie previamente com os hotéis descontos especiais).

Cardápios


 
Fica muito elegante fazer cardápios e deixar nas mesas para que os convidados possam conhecer as opções de pratos e bebidas durante a recepção.

Livro de presença


 
O livro de presença deve ser colocado na entrada da recepção para que os convidados deixem mensagens ao novo casal.

Ele pode ser de vária maneiras, como por exemplo:

*Fotos e mensagens: livro de páginas em branco onde os convidados colam uma foto instantânea (tirada por um fotógrafo contratado por você) e deixam ao lado uma mensagem.

*Bandeja: uma grande bandeja de prata com o nome dos noivos gravado. O convidado adiciona seu nome com caneta especial que grava na hora.

*Anuário do casamento: livro com fotos e registros do período do namoro até o casamento, sendo que as últimas páginas são em branco para os convidados deixarem mensagens.

Livro de cerimônia

  
Quando a família é extremamente religiosa, vale a pena fazer um livro de missa (livro de cerimônia), para que todos possam acompanhar a cerimônia.

Cartões de agradecimento

 
Os cartões de agradecimento podem ser preenchidos à mão ou impressos deixando espaço para escrever à mão apenas o presente que recebeu. Você pode escrever à medida que os presentes chegam o que evita trabalho após o casamento.

Nenhum comentário: